Assunto inválido
Mensagem inválida
Nome inválido
E-mail inválido
Necessário aceitar termos de utilização de dados

Agilidade

Sabemos como colocar utilizadores não tecnológicos com acesso autónomo e sem constrangimentos operacionais à informação.

Eficiência

Princípios de arquitetura de staging area/data warehouse, com uma área intermédia de dados estruturados permitem acelerar projetos e facilitar evolução.

Produtividade

Componentes pré-configurados em ambiente gráfico, de integração e reutilização de dados, diminuem tempo de desenvolvimento de soluções com os nossos clientes.

Standartização

Modelos de informação testados, adequados ao setor financeiro e a adoção de conceitos e tecnologias de referência, reduzem os custos dos nossos clientes e evitam a dispersão de informação e de investimento.

Processos

Conhecimento e disponibilização de algoritmos de cálculo de KPI’s e Rentabilidade para o setor financeiro, de processos bancários e da forma como a informação suporta esses processos são uma garantia de sucesso.

Indústria

A experiência acumulada em projetos no setor financeiro permite antecipar e resolver temas como dimensões de análise (ex. balcão, segmento, canal, cliente, …), preços de transferência, modelos de objetivos e incentivos, entre outros.

References

    A arquitetura de serviços e tecnologia definida por esta área da EXICTOS cria uma matriz de oferta que responde a necessidades que vão desde a procura de dados simples até à resposta a requisitos de negócio muito complexos, passando pela utilização analítica de dados com diferentes propósitos, reports regulamentares ou conexão com outras aplicações.

    De uma forma minimalista podemos agrupar os projetos nas seguintes três tipologias:

    Aplicações Analíticas

    Disponibilização de aplicações complexas que utilizam analiticamente a informação. Estas aplicações têm um desenvolvimento standard e em projeto é feita a customização da aplicação de acordo com as necessidades do cliente.

    • Cálculo de Imparidades | Cálculo e contabilização mensal das perdas por imparidade da carteira de crédito das Instituições Bancárias de acordo com a IAS 39.
    • iBanka | Monitorização da performance do negócio através de relatórios e dashboards que disponibilizam de forma rápida e assertiva a informação de negócio.
    • Gestão de Crédito | Suporte ao controlo dos processos de gestão do crédito de acordo com a estratégia de ação definida pelas instituições.

    Ad-hoc Services

    A finalidade do AD-HOC Services é responder a necessidades pontuais de acesso aos dados e dirigido a um leque diversificado de perfis de utilizadores. Os utilizadores tanto podem ser consultores com um grande conhecimento do modelo de dados operacionais, como gestores que procuram respostas a questões específicas e pontuais do negócio mas que não dominam o modelo de dados.
    O AD-HOC Services disponibiliza o acesso aos dados adequados de acordo com o perfil do utilizador, uma vez que têm objetivos e necessidades diferentes.

    Conectores com outras aplicações

    Sendo o DATA SERVICES um provider de dados, é sem duvida o ponto privilegiado de alimentação a aplicações consumidoras de dados como é o caso de aplicações de CRM, BPM, reports regulamentares.

    O DATA SERVICES tem por missão a entrega de informação a partir dos dados disponibilizados pelas fontes operacionais.  
    Esta disponibilização é feita de acordo com o formato requerido, XML, tabelas SQL, ficheiros, aplicações, e numa perspetiva integrada da informação (DW informação estática) ou com acesso aos dados em tempo real (informação numa perspetiva dinâmica).

    Na arquitetura de serviços e tecnologia do DATA SERVICES existe um núcleo de processos de recolha, tratamento e disponibilização de informação, sustentada no conhecimento dos dados operacionais e dos conceitos técnicos e de negócio implícitos a esses mesmos dados, este conhecimento permite estabelecer processos de transformação seguros e de acordo com a utilização prevista para a informação.

    A metodologia de projeto é muito diversificada e fortemente dependente da tipologia de projeto, a mesma é acordada com o cliente no inicio de projeto contemplando seguimento, coordenação, fases, planeamento, deliverables, responsabilidades, mecanismos de certificação de qualidade e mitigação de risco.

    References